Notícias
26/11/2021

20 de novembro: Dia de Zumbi foi marcado por grande ato no bairro América



No último sábado, dia 20 de novembro, milhares de homens e mulheres tomaram as ruas do bairro América, em Aracaju, para marcar o Dia de Zumbi com a Marcha da Consciência Negra. As palavras de ordem do ato pediam o fim do racismo e a saída de Bolsonaro do governo, que segue firme em sua política genocida, alimentando o racismo e outros crimes contra a humanidade.

Estudantes, trabalhadores e trabalhadoras, religiosos e religiosas de diversas denominações e matrizes, movimentos sociais e muitas outras pessoas percorreram o bairro América, da Praça da Abolição até a Praça Franklin Roosevelt, com música, dança, falas marcantes, faixas e cartazes pedindo respeito ao povo negro e o fim das atitudes que matam homens e mulheres diariamente, como o preconceito religioso, o racismo estrutural, o machismo e muitas outras.

O Sinasefe Sergipe esteve presente no ato. “É muito triste ver o quanto regredimos com a chegada de Bolsonaro à Presidência da República. Vínhamos num movimento crescente de inclusão e desenvolvimento, com políticas públicas e afirmativas, de inclusão social, programas de distribuição e geração de renda, melhorias para a educação e a saúde públicas. Tínhamos muito a avançar, mas tínhamos encontrado um caminho”, disse Jailson Cardozo, servidor do IFS Campus Aracaju e membro da Comissão Gestora do Sinasefe Sergipe.

“Agora, tudo está sendo destruído por essa política genocida, que desemprega, que joga pessoas à miséria, piora a saúde e a educação, que faz famílias inteiras procurarem comida no lixo. E as maiores vítimas de tudo isso são negros e negras, que sempre foram alvo desse sistema racista e excludente”, comentou.

O ato foi um momento de juntar as forças que lutam diariamente contra o racismo. “Nossa luta é, e tem que ser, diária e de todos nós. O racismo está entranhado em nosso cotidiano e precisamos ser vigilantes e atentos para desconstruir toda e qualquer atitude que agrida o próximo”, reforçou José Correia Neto, servidor do IFS Campus São Cristóvão e membro da Comissão Gestora do Sinasefe Sergipe.


GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!