Se você é aposentado ou pensionista do IFS deve ficar atendimento à prova de vida para continuar recebendo seus benefícios, que foi retomada no dia 1º de julho pelo governo federal. O procedimento ficou suspenso de março de 2020 até dia 30 de junho.
O calendário para a realização da prova de vida segue o mês de aniversário do aposentado e pensionista e varia se o procedimento vai ser referente apenas ao ano de 2020 ou se vai ser referente a 2020 e 2021.
Quem teve o pagamento dos benefícios suspensos ou reestabelecidos por meio de solicitação no módulo de Requerimento do Sigepe, tipo de Documento “Restabelecimento de Pagamento – Covid19”, e ainda não realizou a comprovação de vida durante o período de suspensão deve fazer a prova de vida.
Calendário
Se o beneficiário ou beneficiária nasceu entre os meses de janeiro e julho, a prova de vida referente aos anos de 2020 e 2021 deve ser feita, impreterivelmente, até dia 30 de setembro.
Se nasceu no mês de agosto, a prova de vida referente a 2020 deve ser feita até o dia 31 de julho; se a prova de vida for referente a 2020 e 2021, o prazo vai até dia 30 de setembro.
Para os nascidos em setembro, a prova de vida de 2020 vai até 31 de agosto; se for referente a 2020 e 2021, o prazo é 30 de setembro.
Para os nascidos entre os meses de outubro e dezembro, a prova de vida referente a 2020 deve ser feita até 30 de setembro. Referente ao ano de 2021, o prazo começa no primeiro dia do mês de aniversário.
Como fazer
O beneficiário e a beneficiária devem comparecer no banco onde recebem seus benefícios. Alguns bancos oferecem a possibilidade de fazer a prova de vida no caixa eletrônico ou no aplicativo do celular.
Quem já tem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode realizar a prova de vida digital, ou seja, por meio do reconhecimento facial. O serviço está disponível no aplicativo Meugov.br. As orientações estão disponíveis no aplicativo SouGov.br.
Mesmo os beneficiários que realizarem a prova de vida presencialmente podem utilizar o aplicativo SouGov.br para consultar sua situação, obter o comprovante e receberem notificações para lembrar do prazo para a realização da comprovação.