Notícias
29/11/2023

Capoeira e Samba de Coco marcam ação do Campus Tobias Barreto



No dia 21 de novembro foi a vez do projeto do Campus Tobias Barreto, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), sair do papel e entrar em ação. O evento que faz parte do Edital Negro, Quilombola e Indígena, promovido pelo Sinasefe Sergipe, carregou como título: Capoeira e Samba de Coco como resistência e expressão da cultura Afro-Brasileira.

Visando uma valorização da cultura brasileira, trazendo o respeito à diversidade e ao multiculturalismo, estimulando a arte e a expressão criativa e fazendo um resgate histórico e social, a ação contou com a presença da Associação Cultural Afro-Brasileira Filhos de Obá, da cidade de Tobias Barreto.

“Com o projeto fortalecemos a expressão cultural genuinamente brasileira, trazendo consigo elementos da história, tradições e identidade do país. Ao ensinar sobre a capoeira as escolas promovem o orgulho e a valorização da cultura nacional, contribuindo para a formação de identidade das alunas e dos alunos”, pontua Iara Vasco, coordenadora do projeto, gestora pública e especialista em Educação Inclusiva.

“A capoeira é uma manifestação da diversidade étnica e cultural do Brasil, sendo um veículo para ensinar sobre a importância da diversidade e respeito à tolerância entre culturas. Com isso buscamos trazer compreensão da história da capoeira e samba de coco que envolve também a história da resistência e da luta por liberdade”, complementa Iara.

Também na coordenação do projeto esteve o administrador Robson Dantas. Se unindo à equipe de trabalho estavam Jéssica Moreira, coordenadora da assistência estudantil; Ana Carolina Moitinho, psicopedagoga; o professor Diego Armando; o coordenador de patrimônio Silas Morais; e o gerente de ensino Aurivar Fernandes Filho.

Durante a programação as/os estudantes participaram das oficinas ofertadas que abordaram temas históricos e sociais, como a influência da comunidade negra e o período da escravidão.

Na ocasião, foram distribuídos ainda livros de autoras/es negras/os para as/os convidadas/os e presentes.

GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!