Notícias
09/09/2021

Grito dos Excluídos e das Excluídas tomou as ruas do Santa Maria e do 17 de Março



Há 27 anos, o dia 7 de Setembro é marcado pelo Grito dos Excluídos e das Excluídas. É uma forma de lembrar à sociedade de que a desigualdade social existe. Desigualdade esta que tem sido potencializada pela política genocida deste desgoverno, jogando de volta à linha da miséria brasileiros e brasileiras que haviam saído dela graças a políticas públicas de distribuição e geração de renda e de inclusão social, e empobrecendo cada vez mais a nação.

Com a pandemia da Covid-19, o desfile cívico alusivo ao Dia da Independência não aconteceu e o Grito dos Excluídos e das Excluídas, que sempre aconteceu na avenida Barão de Maruim, tomou a avenida Jacy Carvalho Gomes, no bairro Santa Maria. Um ato ecumênico, conduzido pela Iyalorixá Meire de Xangô, pelo pastor Alexandre e pelo padre Givanildo, abriu a marcha, que saiu do loteamento Marivan e foi até o bairro 17 de Março.

Ao longo do percurso de cerca de 4km, movimentos religiosos, movimento sindical, movimentos sociais, movimentos estudantis e a comunidade levaram palavras de defesa da democracia, pelo Fora Bolsonaro, vida em primeiro lugar, a luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já.

Cerca de 700kg de alimentos foram arrecadados no ato e serão distribuídos para a população do Santa Maria e 17 de Março. O Sinasefe Sergipe, além de compor o Grito com a participação da Comissão Gestora e da sua base, também doou 30 cestas básicas para esta ação solidária.

“A meta deste desgoverno é a derrocada da nação brasileira, através da destruição do serviço público, o empobrecimento de cidadão e cidadãs e o genocídio da população, que ainda ganhou o reforço da pandemia da Covid-19. Mas antes de ele cumprir estes objetivos, nós havemos de tirá-lo do poder e resgatar nossa dignidade”, disse Herivelto Coelho, membro da Comissão Gestora do Sinasefe Sergipe.

No dia 11 de setembro, o Grito dos Excluídos e das Excluídas acontece nas cidades de Lagarto e Itabaiana.

No dia 14 de setembro, acontece ato contra a reforma administrativa, no Centro de Aracaju.


 


GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!