Os servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) estiveram reunidos em assembleia geral na manhã de hoje, na sede do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sergipe (Sinasefe Sergipe), discutindo diversas questões.
A comissão criada para pesquisar imóveis para a possível compra de uma nova sede apresentou o resultado da primeira etapa. Foram pesquisados imóveis próximos ao IFS, com valores diversos. A categoria discutiu a possibilidade de compra e reforma do imóvel atual, que é alugado. Foi proposto e decidido que servidores como engenheiros ou arquitetos se somem à comissão para reforçar o trabalho com uma avaliação especializada das possibilidades que apareçam.
Sobre o reajuste da Unimed, a comissão de negociação lembrou que o plano de saúde deu apenas cinco dias para negociação. A Unimed justificou o reajuste de 31% devido ao aumento no índice de sinistralidade e despesas com tratamentos complexos, como câncer, UTI e psiquiatria. A categoria lembrou que não teve reajuste salarial e fechou como contra-proposta um reajuste de 8%.
A participação no Dia Nacional de Luta, que acontece no próximo dia 10 de agosto, foi ponto pacífico. O uso do #LulaLivre na ação gerou discussão e a maioria decidiu por apoiar o movimento. “Essa ação conjunta com outras categorias vai fortalecer nossa luta contra os ataques que o serviço público vem sofrendo nos últimos meses”, disse Guthierre Araújo, coordenador geral do Sinasefe Sergipe.
Foram escolhidos representantes para participar em eventos nacionais. Para a 155ª Plenária Nacional do Sinasefe, irão: Guthierre Araújo, como delegado da direção do Sinasefe Sergipe; Jailson Cardoso, Campus Aracaju, como delegado da base; e Elisabeth Tavares, Campus Aracaju, como suplente e observadora. Para o Fórum Nacional dos Servidores Federais, irão: Tânia Regina, coordenadora jurídica do Sinasefe Sergipe, e Erick Souza, do Campus Lagarto. Para o Seminário da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), irão: José Correia, do Campus São Cristóvão; Socorro Lima, do Campus Aracaju; e Tânia Regina.
“A assembleia de hoje foi muito importante, com uma participação significativa da categoria num número muito acima das últimas, Essa participação é fundamental para fortalecer nossa luta e nos dá mais respaldo para lutar por nossas conquistas”, acrescentou Guthierre.
“Este é um espaço importante de democratização das resoluções e essa gestão vem conseguindo ampliar as discussões com a base, trazendo o trabalhador para participar de comissões e tomada de decisões”, disse Ana Paula Leite, servidora do Campus Lagarto.
“Fiquei muito feliz com a participação da categoria, não só em número, mas em opiniões, sugestões e decisões. Isso é muito importante numa época de ataque direto ao servidor público, ao trabalhador e à trabalhadora”, Jailson Cardoso, servidor do Campus Aracaju.
“A participação da categoria reforça nossa luta. A assembleia de hoje prova que trabalhamos de forma democrática pela categoria e com a categoria”, disse Odailde Ferreira, coordenadora de Comunicação do Sinasefe.