Notícias
31/07/2018

Servidores comparecem à assembleia e reforçam a luta pela categoria



Os servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) estiveram reunidos em assembleia geral na manhã de hoje, na sede do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sergipe (Sinasefe Sergipe), discutindo diversas questões.

A comissão criada para pesquisar imóveis para a possível compra de uma nova sede apresentou o resultado da primeira etapa. Foram pesquisados imóveis próximos ao IFS, com valores diversos. A categoria discutiu a possibilidade de compra e reforma do imóvel atual, que é alugado. Foi proposto e decidido que servidores como engenheiros ou arquitetos se somem à comissão para reforçar o trabalho com uma avaliação especializada das possibilidades que apareçam.

Sobre o reajuste da Unimed, a comissão de negociação lembrou que o plano de saúde deu apenas cinco dias para negociação. A Unimed justificou o reajuste de 31% devido ao aumento no índice de sinistralidade e despesas com tratamentos complexos, como câncer, UTI e psiquiatria. A categoria lembrou que não teve reajuste salarial e fechou como contra-proposta um reajuste de 8%.

A participação no Dia Nacional de Luta, que acontece no próximo dia 10 de agosto, foi ponto pacífico. O uso do #LulaLivre na ação gerou discussão e a maioria decidiu por apoiar o movimento. “Essa ação conjunta com outras categorias vai fortalecer nossa luta contra os ataques que o serviço público vem sofrendo nos últimos meses”, disse Guthierre Araújo, coordenador geral do Sinasefe Sergipe.

Foram escolhidos representantes para participar em eventos nacionais. Para a 155ª Plenária Nacional do Sinasefe, irão: Guthierre Araújo, como delegado da direção do Sinasefe Sergipe; Jailson Cardoso, Campus Aracaju, como delegado da base; e Elisabeth Tavares, Campus Aracaju, como suplente e observadora. Para o Fórum Nacional dos Servidores Federais, irão: Tânia Regina, coordenadora jurídica do Sinasefe Sergipe, e Erick Souza, do Campus Lagarto. Para o Seminário da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), irão: José Correia, do Campus São Cristóvão; Socorro Lima, do Campus Aracaju; e Tânia Regina.

“A assembleia de hoje foi muito importante, com uma participação significativa da categoria num número muito acima das últimas, Essa participação é fundamental para fortalecer nossa luta e nos dá mais respaldo para lutar por nossas conquistas”, acrescentou Guthierre.

“Este é um espaço importante de democratização das resoluções e essa gestão vem conseguindo ampliar as discussões com a base, trazendo o trabalhador para participar de comissões e tomada de decisões”, disse Ana Paula Leite, servidora do Campus Lagarto.

“Fiquei muito feliz com a participação da categoria, não só em número, mas em opiniões, sugestões e decisões. Isso é muito importante numa época de ataque direto ao servidor público, ao trabalhador e à trabalhadora”, Jailson Cardoso, servidor do Campus Aracaju.

“A participação da categoria reforça nossa luta. A assembleia de hoje prova que trabalhamos de forma democrática pela categoria e com a categoria”, disse Odailde Ferreira, coordenadora de Comunicação do Sinasefe.


GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!