“Corpo-Território, Vozes Coletivas na Luta por Reparação, Bem Viver e Contra o Marco Temporal” foi o tema da terceira edição do Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas do Sinasefe, que aconteceu em Brasília entre os dias 25 e 29 de novembro de 2025.
Nossa entidade sindical esteve representada pela delegação eleita em assembleia geral, composta por: Jeane Gomes, Vânia de Jesus, Caliane Costa, Camila Barreto, Jairton Peterson e Jonatha Vasconcelos.
A programação do ENNIQ teve início com a Marcha das Mulheres Negras, que reuniu cerca de 300 mil pessoas em Brasília-DF, segundo a organização do evento, defendendo pautas como o fim do genocídio do povo negro e o bem viver.
Para Vânia, esse momento foi o grande destaque. “Estar marchando ao lado de mulheres de todo o mundo para dizer que estamos aqui, somos potentes, e todos sabem que somos, mas a história quis apagar nossos passos e conquistas”, compartilha.
Para Jeane, participar do ENNIQ foi uma experiência muito significativa enquanto mulher negra. “Os momentos de partilha e as vivências que tivemos reforçaram a importância de reconhecer e valorizar a nossa história e as nossas trajetórias. O evento fortaleceu a ideia de que precisamos seguir firmes na luta por igualdade, por reconhecimento e pela ampliação de nossa participação nos espaços de poder e de decisão”, diz.
Durante os dias de encontro, foram realizadas diversas mesas que abordaram temas como superação do capitalismo, territorialidade, combate às mudanças climáticas, atravessamentos de classe, raça, gênero, etnia, sexualidade e deficiências.
Os debates contaram com convidados especiais e trouxeram discussões fundamentais. Além disso, durante a programação, as/os participantes se dividiram em três Grupos de Trabalho (GTs) para aprofundar os temas e elencar encaminhamentos.
“Durante o encontro, o ambiente vibrava com a urgência e a importância dos temas. Sua estrutura, composta por debates intensos, oficinas práticas, conferências e plenárias mobilizadoras, serviu como um espaço vital para enfrentarmos e discutirmos o combate ao racismo, à discriminação e a todas as formas de opressão”, afirma Camila.
“As mesas, conferências e os GTs nos permitiram ter a dimensão dos desafios da rede, mas também possibilitam que a gente compartilhe e tenha acesso às experiências de enfrentamento aos desafios apresentados durante o evento”, afirma Jonatha.
Para Caliane, o evento reafirma o papel da educação como ferramenta de inclusão social. “O ENNIQ é um evento de suma importância dentro da luta sindical, pois reconhece as interseccionalidades dos sujeitos que compõem a rede federal de educação”, compartilha.
“Tivemos uma comunhão de ideias, debates fortes acerca de temáticas necessárias, como a ideia de quilombo e liberdade, refletimos sobre uma visão importante do universo plebeu, sobre a ideia do afroafeto, da afroescuta, da visão de roda dos indígenas e quilombolas. Foi um aquibolamento bom, para trazer ideias tanto para o sindicato quanto para o IFS”, diz Jairton.
Ainda durante o evento, as participantes e os participantes manifestaram seu mais profundo pesar pela morte de Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro, servidoras do Cefet-RJ, campus Maracanã, vítimas de um ataque brutal cometido por um colega de trabalho no dia 28 de novembro de 2025.
Após a notícia do acontecimento, a Plenária Final do Encontro, que aconteceria no dia 28, foi suspensa em virtude da consternação provocada. O momento será retomado virtualmente, em nova data.
No último dia do encontro, ocorreu uma atividade cultural no Quilombo Mesquita, localizado no município de Cidade Ocidental, em Goiás.
Com quase 300 anos de resistência, o território foi formado por três mulheres escravizadas que, ao receberem a liberdade e um pedaço de terra no século XVIII, deram origem à comunidade.
A líder quilombola Sandra Braga, que conduziu a visita do SINASEFE, apresentou a história local e falou sobre a resistência do quilombo frente à especulação imobiliária e aos interesses do agronegócio goiano.
O conteúdo de todos os dias, incluindo a apresentação realizada no Quilombo Mesquita, os slides exibidos, informações detalhadas e a cobertura fotográfica do evento, você pode conferir no site da nacional: https://sinasefe.org.br/site/enniq/.